Câncer de mama, Instituto Rose Santos adere ao Outubro Rosa

Câncer de mama, Instituto Rose Santos adere ao Outubro Rosa

O movimento conhecido popularmente de Outubro Rosa surgiu no ano de 1990 em Nova York nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, sendo posteriormente aprovado pelo Congresso Americano se tornando assim o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Laço e iluminação Rosa

outubro_rosa_2017_www.amore_.photo-6-1024x678 O símbolo da campanha é um laço rosa, que foi feito, inicialmente, pela Organização Susan G. Komen ® e foram usados posteriormente para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.
Além do laço, muitas cidades passaram a iluminar os seus monumentos públicos com luz rosa para dar maior destaque ao mês de luta contra a doença.
No Brasil, o primeiro sinal de simpatia pelo movimento aconteceu em outubro de 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, também chamado de Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado de rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou força e várias cidades brasileiras foram iluminadas como uma forma de chamar a atenção para a saúde da mulher.

O Câncer de Mama

O câncer de mama, é um tumor maligno que afeta as mamas e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente.
É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor.
A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, porém isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

Organização Susan G. Komen ®

A Organização Susan G. Komen ® nasceu em 1982 como cumprimento de uma promessa feita por Nancy G. Brinker à irmã Susan, de que faria tudo em seu poder para acabar com câncer de mama.
Atualmente a Organização é a maior fonte de financiamento sem fins lucrativos do mundo para a luta contra o câncer de mama.

Você pode se informar mais sobre o assunto clicando nos links abaixo e principalmente fazendo o exame preventivo.
Em Sete Lagoas você deverá procurar a Estratégia Saúde da Família (ESF) mais próximo de sua região ou o CEM Centro de Especialidades Médicas na rua Amazonas, 434, bairro Boa Vista, telefone: (31) 3776-8293.

 

Fontes

http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/outubro-rosa.htm
http://www.mulherconsciente.com.br/cancer-de-mama/sobre-o-cancer/
https://ww5.komen.org/AboutUs/AboutUs.html (em Inglês)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *